PATRIMÔNIO IMATERIAL


O Decreto nº 42.505, de 15 de abril de 2002, instituiu “as formas de registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível sejam festas folclóricas, cultos religiosos tradicionais, culinária típica, espaços públicos para práticas culturais coletivas, cantos e danças."

O decreto prevê quatro livros diferenciados para o registro:

Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades;

Livro de Registro das Celebrações, para inscrição dos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;

Livro de Registro das Formas de Expressão, reservado às manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas e

Livro de Registro dos Lugares, tais como mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas.

Saiba mais sobre o Patrimônio Imaterial vendo os documentos abaixo:


Breve histórico da preservação cultural no Brasil (pdf / 133,28kb)

Carta de Fortaleza de 14 de novembro de 1997 (pdf / 45,88kb)

Constituição Federal (pdf / 48,16kb)

Decreto nº 3551 de 4 de agosto de 2000 (pdf / 33,57kb)

Constituição do Estado de Minas Gerais (pdf / 44,19kb)

Decreto nº 42505 de 15 de abril de 2002 (pdf / 55,26kb)

Portaria nº 47, de 28 de novembro de 2008

Orientação a pedidos de registro de patrimônio cultural imaterial (pdf / 54,69kb)

Processo de registro de patrimônio imaterial (pdf / 97,73)

Pedidos de registro e parcerias (pdf / 125,09kb)


PATRIMÔNIO IMATERIAL  NA CIDADE DE PIUMHI


3º Encontro de Folia de Reis COBERTURA JORNALISTICA/ janeiro 2016

 

3º Encontro de Folia de Reis de Piumhi 






Cores, dança e muita fé. Encerrando o mês de janeiro, Piumhi celebrou na Rua Bambuí, em frente à sede da Associação do Devotos dos Reis Magos de Belém (em construção), o 3º Encontro de Folia de Reis, uma das mais legítimas representações da religiosidade do interior do Estado.


 O evento contou com a apresentação de companhias de Reis das cidades de Capitólio, Vargem Bonita, São Roque de Minas, Candeias, Boa Esperança, Formiga, Itaúna e Piumhi, começou com a celebração de Missa, seguida do hasteamento das bandeira.

  As apresentações de Reis aconteceram entre 10h e 17h em frente à futura sede da associação (em construção), onde também acontecia uma feira de artesanato local. O almoço foi servido no Ginásio da Associação São Vicente de Paulo (SSVP).

  Às 17h30, começou o leilão para a arrecadação de fundos para o termino da construção da sede da associação que se prepara para, em breve, se constituir em um Ponto de Cultura de Tradições Imateriais da cidade de Piumhi.

 Com o apoio do Departamento Municipal de Cultura, o encontro contou com a presença de cidadãos das cidades da região, além de autoridades como Wilson Craide, prefeito da cidade de PiumhiJosé Cirineu da Silva, vice-prefeito, a diretora de cultura, Nadir Goulart Rodrigues e o vereador Geraldo Romeu da Costa.



3º Encontro de Folia de Reis de Piumhi

domingo, 31 de janeiro 
Rua Bambuí - entre as ruas São Vicente e Modesto Caldeira  - Piumhi - MG




CONFIRA MAIS:



Cobertura Fotográfica: Taís Ferreira e Lucas Lobato



















































































Encontro de Folia de Reis registrado em foto e vídeo


Cds, fotografias e DVDs originados a partir de Encontro de Folia de Reis servem como material de apoio aos grupos culturais e subsidiam pesquisadores da área. 




Os Encontros de Folia de Reis geram ao longo da história inúmeros produtos audiovisuais. São livros, CDs e DVDs que fazem um valioso registro das manifestações artísticas e culturais de diversos grupos de foliões dessa tradicional festa popular. 


 O 3º Encontro de Folia de Reis de Piumhi-MG foi registrado em foto e vídeo pela jornalista e fotógrafa Taís Ferreira e pelo fotógrafo Lucas Lobato.

Outros Registros de Memória das Folias de Reis:
As produções audiovisuais originadas a partir do Encontro de Folia de Reis do DF remontam à primeira edição, em 2001, quando foi feito um DVD. “Naquela ocasião, fizemos a captação de som e imagem no interior de Goiás e em Planaltina, filmando os locais das folias. Naquele primeiro Encontro, foi possível visitar os grupos em suas localidades. É um filme didático, pois há explicações sobre as origens da folia, com depoimentos de foliões e personalidades”, recorda Volmi Batista, produtor.
Outro trabalho de destaque é o CD ‘Cantos e Danças – sapateados tradicionais’, patrocinado pelo Ministério da Cultura. “Neste trabalho, mostramos desde as danças do Tocantins, como a sussa e o tambor, até as danças do norte de Minas e do centro-oeste goiano, como as catiras, os recortados, os lundus e as curraleiras”, relata Volmi. Nesta obra, o produtor musical enaltece ainda o registro do canto de mutirão, uma manifestação praticamente extinta. “Com a crescente mecanização do trabalho no meio rural, quase não ocorrem mais mutirões, essas funções estão desaparecendo. Antes, as atividades na roça eram embaladas por cantos de trabalho”.

 “O álbum duplo ‘Tradição e Fé’, de 2005, é talvez o produto mais importante gerado pelo Encontro, pois registra os cantos dos foliões, as rezas e as danças de alguns grupos. A partir desse trabalho, com patrocínio da Petrobrás, produzimos também um livreto de 72 páginas, com letras das músicas, matérias e depoimentos dos foliões”.
Em 2006, o lançamento do CD ‘Folia de Reis João Timóteo’ disponibilizou ao público as cantigas e as rezas realizadas pelo grupo originado na cidade de João Pinheiro, em Minas Gerais. “Hoje, a maioria dos integrantes da agremiação mora no DF. É um grupo que tem uma forte ligação com a cultura afro. Em vez da catira, por exemplo, ele apresenta a congada paralelamente à folia”.
Lançamentos luxuosos
‘A Marcha dos Três Reis’, um lançamento de luxo, com CD e DVD, de 2010, foi produzido em parceria com o Iphan, abordando um grupo da cidade de Unaí. É um trabalho requintado, incluindo registros de partituras para ser usado em meio acadêmico. “O projeto teve a direção do professor Sebastião Rios, da Universidade Federal de Goiás, mas que na época era ligado à UnB. Ele foi um colaborador muito importante na elaboração de textos e na pesquisa sobre os grupos”.
Há ainda o livro ‘Tocadores – homem, terra, música e cordas’, que teve no Encontro de Folia de Reis do DF parte da fonte do conteúdo da publicação. “É um projeto da Olaria Cultural, de Curitiba, no Paraná, que usou o Encontro de 2002 para ter contato com o universo de folias e produzir um dos capítulos do livro“. O violeiro Roberto Côrrea, uma das atrações musicais da 14ª edição do evento, foi o curador da publicação. “Roberto, assim como outros colaboradores, tem tudo a ver com o Encontro. O CD ‘Sertão ponteado’, de autoria dele, serviu de referência para a nossa primeira edição, em 2001. Ele tem sido um parceiro constante e é difícil admitir realizar esse projeto sem que ele esteja presente”.
Homenagens
O 14º Encontro de Folia de Reis do DF fez homenagens a personagens importantes desse universo cultural. Badia Medeiros, folião e cantador sediado na cidade de Formosa-GO, é um deles. “ um mestre desde a concepção original do Encontro, concedendo orientações fundamentais. Já ministrou oficinas e deu palestras, sendo um orientador muito importante, especialmente para os jovens”. Outra homenageada foi Dona Gersina, fiandeira da cidade de Sagarana-MG, que morreu no ano passado. “um tributo especial a ela, que esteve presente no Encontro desde a primeira edição. Era uma artista fabulosa”.

 A cada edição dos Encontros de Folia de Reis, os livros, CDs e DVDs gerados a partir dos eventos ganham novas tiragens e são disponibilizados para venda ao público durante os dias de festa. “É algo que permite divulgar e financiar a atividade dos grupos de foliões."

 Exemplos a serem seguidos no Brasil,  para que se cuide do registro da diversidade dessas manifestações culturais de forma zelosa e bem-sucedida.


sábado, 30 de janeiro de 2016


Piumhi realiza no domingo 31 de janeiro o 3º Encontro de Folia de Reis

Arquivo Fotografias Encontro de Folia de Reis de Piumhi-MG
 A Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém do município de Piumhi, Minas Gerais realiza no domingo 31 de janeiro o 3º Encontro Regional de Folia de Reis. O evento será realizado a partir das 8 horas, na Rua Bambuí entre as ruas São Vicente e Modesto Caldeira.

No Brasil as Folias de Reis recebem a influência das origens europeias da celebração, com formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

O Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, Iepha-MG, iniciou no dia 6 de janeiro o Inventário dos Grupos de Folias, Ternos e Charolas de Minas Gerais com o objetivo de reconhecer essa rica tradição como patrimônio imaterial do Estado.

Segundo a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Nadir Goulart Rodrigues, estão confirmadas  no 3º Encontro as apresentações de grupos de Folias de Reis das cidades de Vargem Bonita, São José do Barreiro, São Roque de Minas, Passatempo, Formiga, Boa Esperança, Capitólio, Arcos, Candeias, Bom Despacho entre outras. 

Além de barraquinhas de artesanato e celebração eucarística, um almoço será servido na quadra da Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP). Leilões de gado e prendas terão toda a renda para a o término das obras da Capela de Santos Reis, sede da entidade reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade de Piumhi desde 2010, pelo decreto nº 3574/2015.


3º Encontro de Folia de Reis de Piumhi-MG
Domingo 31 de janeiro
Rua Bambuí, entre as Ruas São Vicente e Modesto Caldeira
Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém do município de Piumhi
a partir de 8 horas da manhã


 fotografias encontros de Folia de Reis

















         noticia publicada em 10/01/2014 
Piumhi será sede do 1º Encontro de Violeiros e de Companhia de Reis
Evento acontece nos dias 18 de 19 de janeiro de 2014



SECOM
 
Prefeitura Municipal de Piumhi - MG
 Creditos da Foto: SECOM 















A prefeitura de Piumhi através do departamento municipal de Cultura irá realizar o 1º Encontro de Companhia de Reis e de Violeiros nos dias 18 e 19 de janeiro a partir das 20h, no parque de Exposições Tonico Gabriel.

A programação que terá início no sábado, 18, conta com a presença de vários artistas da região, entre eles, Paulinho Schimit e Orquestra Piumhiense de Viola, Evaldo e Gabriel, Raul Fonttes e Anézio da Viola, João Reis e Renan (Bambuí), Miller Chico Pintado e Zé da Viola (Capitólio), Jorge da Viola (Betim), Guilherme e Rafael (Uberlândia), Lázaro Mariano e Marciano (Betim). Participações especiais de Badu (Capa da Costela), José Mauro e Polyana (Uberlândia), JC e Toninho e Leandro e Arnaldo (Ribeirão Preto).

Já no domingo, 19, haverá celebração da Santa Missa às 7h, credenciamento das Companhias de Reis seguida das apresentações dos grupos, do coral municipal e da Companhia de Piumhi. O encerramento está previsto para as 18h.

O departamento de Cultura comunica que os presidentes ou representantes das associações devem confirmar a presença até o dia 10 de janeiro.

A realização do evento é da prefeitura e organização do departamento de Cultura, Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém de Piumhi e Raul Fonttes.
Toda renda do encontro será revertida para a construção da sede da associação e da capela dos Reis Magos.

Encontro das Folias


A tradição da Folia de Reis é muito antiga e nunca perde a sua posição de destaque no meio religioso e cultural na sociedade, que segue fiel à devoção. Marcada por suas características folclóricas carrega uma bagagem histórica de vários séculos embasada na época do nascimento de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém.

Em Piumhi, ela é um patrimônio imaterial e faz parte do acervo cultural do município, sendo valorizado e divulgado para que as novas gerações conheçam a história e perpetuem a sua cultura.

Em razão da importância deste patrimônio, o departamento municipal de Cultura organizou e uniu todos os grupos de foliões criando a Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém. Nesse primeiro encontro, a previsão é de reunir cerca de 40 grupos representando diversas cidades mineiras com o objetivo de divulgar a riqueza cultural que representa a Folia de Reis, valorizar o bem imaterial, respeitar e motivar a devoção dos católicos em relação a essa data e fomentar a cultura no município.

O 1º Encontro de Folia de Reis virá de encontro com os anseios do departamento de cultura que se preocupa com o incentivo e motivação a todas as categorias: arte, música, dança, artesanato, tradições religiosas e sociais e são interligados à cultura.


Publicado em: http://www.prefeiturapiumhi.mg.gov.br






PATRIMÔNIO IMATERIAL

PDF

O Decreto nº 42.505, de 15 de abril de 2002, instituiu “as formas de registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial ou Intangível sejam festas folclóricas, cultos religiosos tradicionais, culinária típica, espaços públicos para práticas culturais coletivas, cantos e danças."
O decreto prevê quatro livros diferenciados para o registro:
  • Livro de Registro dos Saberes, onde serão inscritos conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades;
  • Livro de Registro das Celebrações, para inscrição dos rituais e festas que marcam a vivência coletiva do trabalho, da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social;
  • Livro de Registro das Formas de Expressão, reservado às manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas e
  • Livro de Registro dos Lugares, tais como mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas.

Saiba mais sobre o Patrimônio Imaterial vendo os documentos abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário