domingo, 30 de agosto de 2015

Capela Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte


Estruturas Arquitetônicas e Urbanísticas

Capela Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte - Piumhi/MG
Endereço
Rua 0001 s/nº. Bairro Cruz do Monte.
Município / Estado
Piumhi / MG
Propriedade
Privada eclesiástica - Diocese de Luz
Responsável
Paróquia de Nossa Senhora do Livramento



Imagens



Histórico
A Capela de Nossa Senhora da Abadia da Cruz do Monte foi construída em 1828 por padres capuchinhos que passaram pela região em missão religiosa. O papa solicitou a esses missionários que erigissem capelas no alto de morros para facilitar a comunicação entre as localidades. É um dos principais destaques e pontos turísticos da cidade. Localiza-se em um dos pontos mais altos de Piumhi, o Alto da Cruz do Morro, de onde é possível avistar todo o distrito sede. A capela sofreu modificações significativas na década de 50, quando a fachada foi modificada, assumindo suas atuais feições ecléticas. A escadaria que lhe dá acesso foi construída em 1972, na administração do prefeito Américo Arantes, bem como a instalação do sistema de iluminação da capela e seu entorno. Em 2002, a capela passou por uma nova intervenção, motivada por promessa de moradores de Piumhi. O piso foi descaracterizada, no lugar do ladrilho hidráulico original, assentou-se cerâmica. Além disso, as imagens foram substituídas por imagens novas.


Descrição
Construção térrea de aproximadamente 20m2. Está situada no topo de uma colina, implantada em terreno plano, no mesmo nível. O acesso principal é feito por uma escadaria monumental, revestida em cimento, localizada à frente da Capela, com a inscrição “PIUMHI” ao longo dos degraus, que somente pode ser percebida vista de longe, abaixo do nível da escada. Junto ao  guarda-corpo esquerdo, estão localizados marcos construídos em alvenaria com a finalidade de simbolizar as passagens da via sacra. No último lance da escadaria, em frente à capela, está localizado um crucifixo construído em estrutura metálica, fixado em base de alvenaria e atirantado por cabos de aço na estrutura do templo, com altura total de aproximadamente 6 metros.





A fachada principal é simétrica, contendo apenas o vão da porta, em arco pleno, com esquadria e bandeira metálica e vedação em vidro. Acima do vão da porta, acompanhado o arco pleno, consta a inscrição: “NOSSA SA DA ABADIA DA CRUZ DO MONTE”, além de relevos decorativos em argamassa. A edificação é revestida por argamassa e pintada na cor amarela na porção superior e em chapisco cinza na parte inferior. A cobertura é de duas águas, com cumeeira perpendicular à escadaria e manto em telha cerâmica curva tipo canal.



O coroamento na fachada frontal é feito por platibanda arrematada por um pináculo com um crucifixo em cada uma das extremidades. Ao centro há um frontão com desenho de um anel em argamassa e encimado por uma cruz. Ambos Nos quatro vértices do frontão, encontram-se pequenos pináculos. O sistema construtivo é autoportante em alvenaria de tijolos cerâmicos. Seu interior é bastante simples, sem divisões. O piso é em cerâmica e o forro em laje.

Informações: http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br



Um comentário: