APRESENTAÇÃO



A Casa da Cultura foi instalada pela Prefeitura Municipal de Piumhi, Minas Gerais, através da aquisição, pela prefeitura, da residência do piumhiense Gerson Lopes, na Praça Doutor Avelino de Queiroz, 193 no ano 2000, e sua restauração e adaptação em 2003. 

Sr. Gerson Lopes da Cunha e Sra Zoé de Almada Lopes
(Fotografia: Taís Ferreira)


Dr. Avelino de Queiroz e Sra. Maria de Melo Queiroz
(Fotografia: Taís Ferreira)


Em estilo neocolonial, 
a casa foi construída no início do século XX para ser residência e consultório do Doutor Avelino de Queiroz, importante médico 
da região e ex-prefeito de Piumhi.


Antigo Coreto da Praça Dr. Avelino de Queiroz - Pintura de D. Dorinha.
(Fotografia: Taís Ferreira)

Caracterizando-se pela diversidade, o acervo da Casa da Cultura oferece detalhes valiosos da arquitetura, arte e costumes da época em que foram produzidos permitindo uma verdadeira viagem pela história da cidade. Reunidos com especial atenção, esses objetos contam um pouco da história de Minas Gerais e do Brasil. Falam de usos, costumes e tradições; evocam hábitos e características dos ciclos do ouro e diamante, da antiga Villa de Piumhy; narram o processo de contribuições africanas, portuguesas e indígenas que se fundem na formação cultural brasileira.




Desde sua abertura a Casa de Cultura promoveu exposições, mostras e lançamentos de livros que levaram a memória da cultura de Minas Gerais, democratizando o acesso do público ao patrimônio cultural. Em exposição permanente, os desenhos "de memória" feitos por José II Bruno de Lima na tentativa de resgatar casas e prédios antigos. Os desenhos foram tombados pelo patrimônio histórico da cidade por iniciativa da professora Hebe Bruno, também homenageada com "Sala de Piano" da Casa da Cultura.
José II Bruno de Lima
A CASA DA CULTURA desenvolve desde a sua abertura projetos de ações educativas para alunos da rede pública e privada, cursos de música, artesanato, pintura. Criou o Coral Municipal "Vô Chico Branco", o espaço artístico "Maestro Mozart Paixão", que beneficia adultos, crianças e jovens de Piumhi, além de guardar a galeria de de ex-prefeitos municipais e o conjunto de desenhos de "memória" realizados por José II Bruno de Lima, retratando aspectos da Piumhi do início do século passado.

Confira:
Desenho II Bruno retratando a casa na década de 1920








Mantém ainda os projetos como o programa de “Valorização das Manifestações Culturais” que fortalece os grupos tradicionais de Piumhi e região e promove aproximação deste público com o espaço da Casa de Cultura, que homenageia como patrono, desde 2007, Oscar Alves Rocha, historiador que deixou um legado para  a história política do município, publicado no calendário histórico de Piumhi, em 1975.

A sala de cinema inaugurada em 2009, com capacidade para 300 pessoas sentadas, foi instalada anexa à Casa da Cultura, recebendo o nome de Cine Victor Agresta, um dos pioneiros na exibição de cinema na cidade de Piumhi.







A sala "Memorial Bento Ferreira Júnior" integra também a Casa da Cultura de Piumhi, entidade que valoriza e fortalece a memória de personalidades notáveis ou anônimas da cidade.
Todas estas ações e atividades possibilitam a construção de um museu vivo, hoje acolhido pela comunidade de Piumhi e que se mostra relevante para seus cidadãos piumhienses e visitantes.














Nenhum comentário:

Postar um comentário