HISTÓRIA




Estruturas Arquitetônicas e Urbanísticas

Edificação à Praça Doutor Avelino de Queiroz,193. Casa de Cultura. Sede. Piumhi/MG.

Endereço
Praça Doutor Avelino de Queiroz,193

Distrito
Sede

Município / Estado
Piumhi / MG

Propriedade
Pública - Prefeitura Municipal de Piumhi

Responsável
Sueli Soares de Oliveira

Análise de entorno

Localizado em uma das áreas mais importantes do município, a praça Dr. Avelino de Queiroz é uma região plana, arborizada e com sombreamento, facilitando a sua utilização e o próprio caminhar do pedestre. Aliás, diariamente é palco de exercícios físicos de parte da população, como caminhadas e corridas. Suas vias são largas e de mão dupla composta por duas faixas de tráfego e outra para estacionamento paralelo em cada mão de direção.

 Apresenta-se pavimentada por bloquetes em bom estado de conservação, com passeios de 1,65m de largura revestidos por cimentado e servida de toda infra-estrutura básica. 

As edificações do entorno, na sua maioria se alternam entre volumes de dois pavimentos e térreos, e suas implantações diferenciam-se entre os dois lados da praça.

No lado da Casa de Cultura predominam construções alinhadas à via e com afastamento lateral, diferentemente do lado oposto afastadas frontal e lateralmente. Os lotes são quadrados e cercados por muros e grades. 

Verifica-se certa tendência à renovação urbana, a partir do surgimento de construções de diferentes concepções estilísticas, principalmente no lado oposto à Casa de Cultura.

A Praça Dr. Avelino de Queiroz, a Igreja Matriz, o Piumhi Tênis Clube e a Câmara Municipal, são as principais referências urbanas do entorno.

Histórico

Dr. Avelino de Queiroz e
Sra. Maria de Melo Queiroz

Não se sabe a época de construção da edificação, mas de acordo com dados de cartório, foi erguida no início do século XX para ser a residência e consultório do Dr. Avelino de Queiroz, importante médico da região. 
Sr. Gerson Lopes da Cunha e Sra. Zoé de Almada Lopes

O segundo proprietário foi Gérson Lopes, o qual fez algumas modificações no imóvel. Em 2000, a Prefeitura Municipal de Piumhi adquiriu o imóvel, restaurando-o e, em 2003, instalou-se a Casa de Cultura. 


Descrição



Construção neocolonial térrea de 249,66m2, inserida em terreno com área de 887,37m2. Situada na esquina da rua João da C. Mesquita com a praça 
Dr. Avelino de Queiroz, a edificação implanta-se no alinhamento da via principal, acima do nível da rua, com afastamentos laterais e posterior.

O acesso principal da casa é feito através de gradil metálico, escada e alpendre lateral direito. Esse tem piso em ladrilho cerâmico com cores lisas que formam desenhos geométricos repetidos e guarda corpo em alvenaria. É nesse afastamento que se encontra a garagem.

O sistema construtivo utilizado é alvenaria de tijolos. A fachada principal, voltada para a praça, possui cinco vãos de janelas com vergas em arco pleno e guarnecidas por argamassa com frisos. Esse trabalho ornamental se repete também sob os peitoris. Como vedação, esquadrias de abrir e bandeiras fixas de madeira, vidro e veneziana.

No encontro das paredes das fachadas, aparece o cunhal que se destaca da prumada da parede por um trabalho na argamassa e diferenciação de cor. 
A cobertura é de quatro águas com cumeeira paralela à rua e de telhas canais, coroada por laje em beiral e arrematada por cimalha.

A casa está suspensa do chão por intermédio de um embasamento. Os cômodos estão distribuídos ao redor da sala central. Piso de taco nas salas e quartos, ladrilhos cerâmicos nas áreas molhadas e forro de laje com rodateto em argamassa. 


A área externa não tem uso definido, contendo apenas algumas árvores de grande porte. 


Estado de conservação


Excelente: o imóvel mantém seus principais aspectos físicos, estruturais e compositivos sem maiores problemas, principalmente por ter sido alvo de reformas recentes. O pomar, entretanto, está abandonado e necessita de urgente intervenção.

Situação de Ocupação
Próprio

Uso atual

Institucional


Intervenções
 

Segundo Zoé Lopes, tanto o alpendre quanto a garagem foram construídos pelo pai após a aquisição do imóvel. 

Outras alterações foram: a substituição do tabuado pelo piso de taco nas salas e quartos, os ladrilhos cerâmicos nas áreas molhadas e o assentamento de piso cimentado em algumas áreas do pomar. 

A laje foi colocada no lugar do forro de lambri. Algumas janelas de madeira foram substituídas por esquadrias de ferro e vidro.

A fachada foi revestida de pedra até o peitoril das janelas, camuflando o verdadeiro embasamento. 
O gradil existente substitui as muretas com grades.

Em reforma recente, as telhas foram trocadas e as paredes e janelas receberam nova coloração.

Imagens


Referências


BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAIS:
CARTÓRIO Registro de Imóveis de Piumhi.
PREFEITURA Municipal de Piumhi. 
Guia de IPTU.

ORAIS:
Sueli Soares Oliveira
Entrevista, nov/2003.



Ficha técnica
page2image8280


RESPONSÁVEL PELAS INFORMAÇÕES:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIUMHI/MG

Levantamento (Nov/2003): 

Patrícia Pereira (Arquiteta Urbanista) 
Alexandre Borim (Arquiteto Urbanista)

Elaboração (Mar/2004): 
Alexandre Borim (Arquiteto Urbanista) 
Luciana Ferreira (Arquiteta Urbanista) 
Revisão (Mar/2004): Memória Arquitetura


http://www.portaldopatrimoniocultural.com.br/site/bensinventariados

Nenhum comentário:

Postar um comentário