terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Por que é preciso ter conselhos de cultura?

Cultura é um direito e necessita de políticas participativas para que se efetive este direito.

Vote nos dias 15, 16 e 17 de dezembro em www.consec.mg.gov.br


Ser conselheiro é uma possibilidade concreta de participar de um momento histórico de construção de ações permanentes de desenvolvimento humano e cultural por meio da consulta à população. A atuação dos conselheiros responde a uma necessidade fundamental de articulação e cooperação entre os diferentes entes do governo municipal, estadual e federal e uma efetiva participação da sociedade civil.

Memória e patrimônio são plurais e portanto, requerem uma perspectiva igualmente diversa, plural amplamente debatida por todos. Por isso, o desafio histórico dos conselhos é a participação popular nas políticas públicas do Estado, protegendo e promovendo o patrimônio cultural e o desenvolvimento social com pleno exercício dos direitos culturais e garantindo o acesso aos bens e serviços culturais.

Participar de um conselho não é só comparecer às reuniões, deliberar ou representar. É participar na perspectiva e preocupação com o todo, com o bem estar, com a memória, com o patrimônio e com os direitos culturais da população brasileira.

A esfera pública é o espaço do debate entre a população e as outras esferas da sociedade. Estado e sociedade se complementam, não são duas forças em conflito, por isso necessitam diálogo entre si em prol do coletivo.

O desafio histórico, institucional e político é representar TODOS os mineiros e mineiras que se interessem por proteger e promover a diversidade cultural de Minas Gerais, nossa memória e patrimônio. 

Vote no representante da sociedade civil para o CONSELHO DE POLÍTICA CULTURAL - CONSEC-MG


SEGMENTO: Patrimônio Material e Imaterial



NOME: Taís Teonília Ferreira

ENTIDADE: Associação dos Devotos dos Reis Magos de Belém de Piumhi/MG - ADERMAB

CNPJ: 11.001.649/0001-43

Um comentário:

  1. Cultura é a vida com seus movimentos em busca de congratulações de humanidades em artes!!!!!!!! Amei Tais,valeu, grata!!!!!!!!

    ResponderExcluir